/ Artigos

Ásanas

As técnicas corporais do Yoga.


Provavelmente se reconhece o yoga pelos lindos ásanas que vemos nas mídias: face, insta, revistas, sites, etc, e hoje em dia ainda à muitas pessoas que visualizam a prática como sendo praticamente posturas. Que de fato são apenas uma parte (embora muito importante) de todo o sistema.

Então vamos entender melhor como funcionam?

No Yoga Sutra, Patañjali descreve a ásana como uma postura firme e confortável, referindo-se à postura sentada, para atingir o estado de meditação a qual é possível permanecer por longos períodos de tempo.

As ásanas podem ser divididas em: flexão para frente, flexão para trás, flexão lateral e torção e podem ser feitas em pé, sentado e deitado.

É importante dizer que devem ser sempre compensados, como por exemplo: sempre que fizer uma flexão para trás deve-se fazer para a frente, quando fizer de um lado faça também para o outro. Além de serem mantidos constantemente, também devem ser mantidos confortavelmente.

Com o estudo moderno surgiu a interpretação psicofísica do yoga.

Pode ser definido como:
As ásanas são posturas, movimentos físicos (técnicas corporais) da prática de yoga que em combinação com o pranayama (técnicas respiratórias), tornam o nosso corpo mais apto e saudável. Isso é possível pois tem como objetivo tonificar e estabilizar as funções dos sistemas: respiratório, circulatório, nervoso, muscular, articular, endócrino, exócrino, de reprodução, digestivo, de excreção e urinário.

Existe uma grande importância em realizar as posturas, por isso é sempre muito importante que o praticante obtenha orientações e condições para a realização do mesmo.

Podemos chamar de balanceamento perfeito quando mesmo de cabeça para baixo mantemos a respiração harmoniosa e a concentração mental.

Algumas dicas:

  • não deve causar nenhum tipo de desconforto. (salientamos a frase: Esforce-se, sem forçar)

  • a respiração deve ser ritmada e sempre pelas narinas.

  • preferivelmente o estômago deve estar vazio.

  • se puder escolher, opte por praticar pela manhã.

Jéssica Oliveira

Jéssica Oliveira

Publicitária, casada, mãe de 2 filhos de 4 patas e apaixonada por Yoga, praticante a pouco mais de 2 e meio e professora formada pela escola de coração Yoga em Movimento.

Read More