Olhando através do YOGA - Auto Observação

Como a Auto-observação pode ser um aliado em sua prática e no dia a dia?

Auto-observação é quando direcionamos a atenção intencionalmente para dentro de nós mesmos, para o que está acontecendo em nosso interior.

Às vezes, quando algo acontece temos o costume de direcionar o acontecimento e resultado (principalmente quando ele é negativo), ou a um fator externo, ou a uma outra pessoa.

E se parássemos para pensar que o único responsável por tudo que acontece em nossas vidas somos nós mesmos?

Quando a auto-observação se torna um hábito e passa a ser um exercício, uma prática constante das atividades diárias, uma aula de yoga, trabalho, compras no mercado, consulta ao dentista etc., passa também a ser um exercício para o crescimento pessoal.

Para nos desenvolvermos criando uma conexão com o nosso eu interior, é necessário o auto estudo, quanto maior o conhecimento de si mesmo, melhor o caminho para conhecer as suas limitações, medos e sombras.

Com a prática de yoga é possível gradualmente trazer a consciência para o momento presente e então, as sensações são liberadas e a mente se torna mais clara.

E como começo? Como realizo a auto-observação?

Comece colocando a sua atenção para tudo o que esta acontecendo interiormente, comece sendo generoso consigo mesmo. Esteja atento as suas reações e emoções. Por exemplo se você se sentir estressado, procure fazer algo que te traga mais tranquilidade, você pode praticar uma técnica de respiração, uma meditação ou até mesmo uma aula de yoga completa para que você possa desenvolver a sua intenção.

Estar em sintonia e respeitar o que você está sentindo também faz parte do processo. Olhe para as suas variações de humor, sentimentos, emoções e entenda que é possível lidar com elas de forma saudável.

Por que isso é tão importante para nós?
Porque dessa forma iremos desenvolver total atenção ao que estamos fazendo.

A auto-observação é um meio para mudar interiormente.
Aproxime-se de si mesmo, respeite-se e aceite quem você é.

Ao se tornar um hábito você irá perceber o quão importante será para lidar com as adversidades da vida.

Jéssica Oliveira

Jéssica Oliveira

Publicitária, casada, mãe de 2 filhos de 4 patas e apaixonada por Yoga, praticante a pouco mais de 3 e meio e professora formada pela escola de coração Yoga em Movimento.

Read More