/ Artigos

Concentração

Aprimore sua capacidade de concentração com o Yoga

Uma das ferramentas que utilizamos em uma prática de Yoga é a concentração. Uma palavrinha de apenas 12 letras que digamos assim, leva bastante responsabilidade.

O ato de pararmos para nos concentrar, requer que façamos o uso da mente, fazendo com que seja possível o aumento da nossa produtividade.

Imaginemos o seguinte:

Uma pessoa está sentada em uma cadeira, de frente para o seu computador e neste exato momento não está fazendo nada (leia-se procrastinando).

Até que então, por um momento ao se observar ela percebe que há alguns afazeres.

Então, qual seria a melhor maneira de produzir e aproveitar melhor o seu tempo?

Listar os exercícios por exemplo, seria uma boa maneira de colocar em ordem os afazeres e atividades.

Dentro de uma prática de yoga não é muito diferente, geralmente o praticante determina a sequência que ele irá seguir durante o momento em que ali foi proposto e terá inicio, meio e fim.

Muitas vezes é fácil nos distraírmos com outros pensamentos ou atividades.

O pranáyáma, que são exercícios de respiração, é a principal técnica que regula o nosso corpo, tornando o mais calmo e tranquilo, então rapidamente é possível observar que a mente se concentra na inspiração e expiração e assim obtemos uma expansão de consciência ou seja, aumentamos a nossa concentração.

As posturas também ajudam a melhorar a concentração. Quando nos posicionamos em Vrikshásana (postura da árvore) por exemplo, apenas um pé apoia todo o corpo ao solo, fazendo com que seja necessário encontrar o equilíbrio. Mais uma vez então sendo muito eficaz na concentração.

A capacidade de manter o foco no momento presente faz com que essa ferramenta de “concentração” promova uma maior domínio sobre as tarefas corriqueiras do cotidiano, como também realizar um projeto, colocar em dia uma proposta e outras atividades como até mesmo escrever e cozinhar.

Para Pátañjali, concentração é ter toda a mente fixa em um objeto.

Podemos traduzir de forma que: “pode ser a capacidade de focar em um alvo, abstrair-se em um único ponto e mantê-lo pelo tempo que desejar”.

Jéssica Oliveira

Jéssica Oliveira

Publicitária, casada, mãe de 2 filhos de 4 patas e apaixonada por Yoga, praticante a pouco mais de 2 e meio e professora formada pela escola de coração Yoga em Movimento.

Read More