/ Dicas de Filmes

Filme: AWAKE - A vida de Yogananda

Um filme absolutamente inspirador para quem pratica Yoga. E para quem não pratica também.


AWAKE: A Vida de Yogananda é uma biografia não convencional sobre o swámi hindu que trouxe Yoga e meditação ao Ocidente na década de 1920. Paramahansa Yogananda escreveu o clássico "Autobiografia de um Yogi", que vendeu milhões de cópias em todo o mundo e é um livro para os buscadores, filósofos e entusiastas da Yoga até hoje. Ao personalizar sua própria busca pela iluminação e compartilhar suas lutas ao longo do caminho, Yogananda tornou os ensinamentos vedicos antigos acessíveis a um público moderno, atraindo muitos seguidores e inspirando milhões.

Filmado ao longo de três anos com a participação de 30 países em todo o mundo, o documentário examina o mundo do Yoga, moderno e antigo, oriental e ocidental, e explora por que hoje em dia milhões de pessoas se voltam para dentro, trocando as limitações do mundo material por uma busca pela auto-realização e autoconhecimento.

Material de arquivo da vida de Yogananda (que morreu em 1952) cria uma espinha dorsal para a narrativa, mas o filme estica as dimensões de uma biografia padrão. A filmagem inclui entrevistas estilizadas, imagens metafóricas e recriações, levando-nos de peregrinações sagradas na Índia para a Escola de Divindade de Harvard e seus laboratórios de física de ponta, do Centro de Ciência e Espiritualidade da Universidade da Pensilvânia ao Centro Chopra em Carlsbad, Califórnia. Ao evocar a jornada da alma, que atravessa a opressão do ego humano e a ilusão do mundo material, o filme cria uma imersão experiencial nos reinos invisíveis. AWAKE é, em última instância, a história da própria humanidade: a luta universal de todos os seres para libertar-se do sofrimento e buscar a felicidade duradoura.

Confira o trailer legendado:
Daniel Tonet

Daniel Tonet

Professor do Yoga desde 2001, fundador do Yoga em Movimento e autor do livro Respiração e Autoconhecimento.

Read More