/ Artigos

Invertidas

Também conhecidas como ásanas (posturas) onde a cabeça fica abaixo do coração.


Nesta postura o corpo fica totalmente invertido, literalmente de pernas para o ar, mas muito além de uma pose bonita e desejo de conquista de quase todos os praticantes, esta é uma postura que iremos enumerar 7 dos principais benefícios:

1. São revigorantes;

2. Estimulam toda a circulação sanguínea do corpo;

3. Aumenta a oxigenação cerebral promovendo o bom funcionamento das capacidades cognitivas (memória, concentração e raciocínio);

4. Reposiciona os órgãos da região abdominal;

5. Fortalece o sistema respiratório;

6. Estimula o funcionamento do sistema nervoso;

7. Ganho de confiança.

Geralmente, as invertidas são feitas no final da aula, fazendo com que assim a oxigenação sanguínea ampliada durante a prática possa ser melhor aproveitada.

Porém para ficar de cabeça para baixo é necessário passar por um processo de preparação criando força ou seja, desenvolvendo estrutura muscular e também equilíbrio.

Em uma aula para iniciantes a invertida sugerida seria o Sarvángásana (imagem 1), onde o peso do corpo fica sobre os ombros, e daí então com o tempo será possível avançar para o Sírshásana (imagem 2), invertida sobre a cabeça, depois o Vrishkásana (imagem 3), invertida sobre os antebraços e futuramente o Mahá Kakásana (imagem 4), parada de mãos.
*a sequência é apenas uma sugestão para iniciantes.

Claro, que para que isso aconteça o corpo deve estar preparado e o praticante deve ter recebido instruções de um professor para realizar a postura com segurança.

Muitas vezes nos deparamos com a euforia e a vontade de realizar a postura na primeira aula, porém pode ser que você leve 1 dia como também mais de 1 ano e tudo bem, a ideia da pratica de yoga é longevidade, uma pratica que levaremos a diante (ou pretendemos) durante o restante de nossas vidas.

É importante ressaltar que o corpo passa por uma série de regulagens durante o tempo em que se está na postura, como por exemplo, os órgãos se adaptam a posição e ocorre também uma maior irrigação de sangue na tireoide, por isso é importante que mantenha a postura enquanto se esta confortável.

O tempo que passamos de cabeça para baixo tem sua importância, pois além de todos os benefícios físicos e fisiológicos, também nos permite a olhar o mundo de um outro ponto de vista, com uma nova perspectiva o que também influencia em resultados positivos como: ser mais tolerante, adaptação as mudanças e a ultrapassar medos e inseguranças.

Podemos considerar a invertida dominada quando nos sentimos confortável, percebendo o peso do corpo sobre os braços e utilizando a cabeça apenas como apoio para não sobrecarregar a cervical.

Em alguns estudos há algumas contra indicações para pessoas que passam ou já passaram por algum tipo de lesão, hipertensão e problemas no coração, por isso nunca dispense a orientação de um professor.

Em nossa escola online damos dicas valiosas de como realizar essa postura.

Jéssica Oliveira

Jéssica Oliveira

Publicitária, casada, mãe de 2 filhos de 4 patas e apaixonada por Yoga, praticante a pouco mais de 2 e meio e professora formada pela escola de coração Yoga em Movimento.

Read More