/ Artigos

Karma - A Lei de Ação e Reação

Karma não é negativo e nem positivo, é apenas uma reação à sua ação.


Karma segundo a Wikipédia: Carma (do sânscrito कर्म, transl. karma. Em páli, kamma. Ambos os termos significam, literalmente, "ação".) é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta, jainista, sique e teosófica, foi adotado também pelo espiritismo. Em cada uma dessas doutrinas, o termo tem um sentido próprio.

Na física, essa palavra é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário", ou seja, para cada ação que um indivíduo pratica vai haver uma reação, dependendo da religião o sentido da palavra pode ser diferente, mas usualmente é relacionada a ação e suas consequências.

A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. A lei do Karma é considerada imodificável para alguns, e é conhecida em várias religiões como “justiça celestial”.

Em sânscrito, karma significa "ato deliberado". Nas suas origens, a palavra karma significava "força" ou "movimento". Apesar disso, a literatura pós-védica expressa a evolução do termo para "lei" ou "ordem", sendo definida muitas vezes como "lei de conservação da força". Isto significa que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. É um mero caso de causa e consequência.

Apesar de muitas religiões e filosofias da Índia não incluírem o conceito de culpa, castigo, remissão e redenção, o karma funciona como um mecanismo essencial para revelar a importância dos comportamentos individuais. No budismo, karma é usada para mostrar a importância de desenvolver atitudes e intenções corretas.

No Yoga acreditamos que podemos modificar o nosso karma tendo atitudes diferenciadas, colocando atenção em detalhes, fazendo diferente desta vez.. Parece meio controverso, mas não é, inclusive é bastante simples: se vc sempre tiver as mesmas reações às ações que acontecerem, o resultado será sempre como o esperado, agora se vc resolve agir diferente, ter uma reação diferente, com certeza a resposta também será diferente.

Na filosofia do Yoga não acreditamos estar fadados a determinado destino, estamos sempre buscando o autoconhecimento se observando e modificando SIM o que há para ser modificado. Somos seres humanos em constante desenvolvimento, por isso precisamos de constate atenção.

Karma não é negativo e nem positivo, é apenas uma reação à sua ação, pense nisso!
Carla d´Arcanchy

Carla d´Arcanchy

Apaixonada pelo Yoga, Carla é presidente do Yoga em Movimento e ministra as aulas on line na escola e no curso de formação.

Read More