/ Dicas de Livros

Livro: Os Ensinamentos de Sri Aurobindo: o Yoga Integral e o Caminho da Vida


Sri Aurobindo (1872-1950), além de filósofo, poeta e político, foi yogue e mestre espiritual. Enraizado na tradição hindu, mas com formação ocidental, Sri Aurobindo tornou-se um dos pioneiros da síntese Oriente-Ocidente e, com Mirra Alfassa (sua companheira espiritual, conhecida como "A Mãe"), elaborou um pensamento e um yoga à altura de nosso tempo: uma filosofia integral, articulada em torno da noção de que é preciso trazer o poder da consciência divina para a mente, o corpo e a vida comum.

Sri Aurobindo afirma que a evolução é na verdade um progressivo desvelar da Consciência, que se inicia com a aparente inconsciência da matéria, passando pela consciência interiorizada do reino vegetal, alcançando a consciência já exteriorizada no reino animal, até chegar à consciência mental mais plena no homem. Mas a evolução não terminaria aí. O próximo passo nessa escala ascendente de graus de consciência seria a manifestação de um novo estágio de consciência, chamado por ele de Supramente.

Este livro pode ser dividido em duas partes: a primeira trata de aspectos mais práticos do yoga integral e a segunda versa sobre questões mais filosóficas, relacionadas aos conceitos criados por Aurobindo.

Os Ensinamentos de Sri Aurobindo: o Yoga Integral e o Caminho da Vida

Autor: Vicente Merlo

Editora: Pensamento

Páginas: 200