/ Dicas de Livros

Livro: Hatha Yoga Pradípiká

Uma luz sobre o Hatha-Yoga.


Hatha Yoga Pradípiká é o texto clássico do Hatha Yoga, o tradicional Yoga indiano. É um dos textos mais importantes e abrangentes sobre técnicas de Yoga de todos os tempos.

Traduzida e comentada por Roberto de A. Martins, instrutor de sânscrito, filosofia e cultura indiana, esta obra é conhecida no ocidente desde o final do século XIX. Foi escrita há cerca de 500 anos por Swámi Swátmáráma.

Trata-se de um conjunto impressionante de técnicas muito poderosas para a transformação e libertação espiritual do praticante, entre elas: ásanas, pránáyámas, bandhas, mudrás, satkarmani, práticas com o náda (som sutil) e métodos de samádhi.

Hatha Yoga Pradípiká não é um manual semelhante aos livros escritos por autores recentes, pois não se destina a iniciantes, nem se deve esperar que sua leitura possa servir como base para o início da prática do Yoga. Este é um texto de valor histórico, muito importante para quem deseja conhecer as origens do Hatha Yoga indiano tradicional, muito diferentes do que se costuma praticar nas academias contemporâneas. Confira o que você vai encontrar no livro Hatha Yoga Pradípiká:

- A tradição do Hatha Yoga
- Condições para a prática
- Posturas ou ásanas
- Posturas mais importantes
- Treinamento do yogin
- Purificação das nadís
- As seis purificações - sat karmáni
- Práticas de kúmbhaka
- Mudrás
- Bandhas
- Movimentação da kundaliní
- Práticas para obter samádhi
- A dissolução: laya
- Práticas com o som místico: náda
- O estado final do yogin

Hatha-Yoga-Pradipika

Hatha Yoga Pradípiká

Roberto A. Martins

Editora: Mantra

Título original: Hatha Yoga Pradípiká

Daniel Tonet

Daniel Tonet

Professor do Yoga desde 2001, fundador do Yoga em Movimento e autor do livro Respiração e Autoconhecimento.

Read More