/ Aulas

Meditação - Flor de Lótus

Treinamento de meditação com a flor de lótus - imagem intimamente associada ao Yoga.

Vamos fazer uma gostosa meditação com a imagem de uma flor de Lótus. Talvez por ter suas raízes no lodo sujo e a partir dele extrair elementos para desabrochar uma belíssima flor, o lótus está sempre muito presente nos ensinamentos do Yoga.

Ele é também uma flor que está associada aos quatro elementos: com as raízes na terra, o caule na água, as pétalas no ar e iluminada pelo fogo do Sol.

Yantra dhyána, também chamada de meditação de primeiro grau, é uma forma simples de meditar, que utiliza uma imagem para aquietar os pensamentos e parar as ondas mentais. Sente-se em ásana, normalmente com as pernas cruzadas, com os olhos fechados e as mãos em forma de concha. Se preferir, pode fazer o treinamento em outra posição que seja de sua preferência. Acompanhe o vídeo vivenciando o treinamento. Se por acaso tiver dificuldade de criar a imagem da flor de lótus mentalmente, mantenha os olhos abertos e fixe o olhar na ilustração trazida no vídeo.

A meditação é o esvaziamento da mente. Para algumas pessoas isso é bem difícil, por isso usamos técnicas de concentração como ferramentas para chegar nesse estágio de aquietamento e serenidade.

Daniel Tonet

Daniel Tonet

Professor do Yoga desde 2001, fundador do Yoga em Movimento e autor do livro Respiração e Autoconhecimento.

Read More