/ Meditação

Meditação - Hrd Dhyána

Técnica de concentração e meditação usando as batidas do coração.

Vamos fazer uma meditação simples usando como base as batidas do coração. Essa técnica de concentração e meditação é chamada de HRD DHYÁNA e consiste apenas em se concentrar na sua própria frequência cardíaca.

DHYÁNA é o nome que se dá para a meditação no Yoga. É um estado que se sucede ao Dhárana (concentração), e que precede o Samádhi (identificação plena).

Sente-se em ásana, preferencialmente com as pernas cruzadas, com os olhos fechados e as mãos em forma de concha. Acompanhe as instruções no vídeo e vivencie através da sua percepção esse treinamento de meditação. Posicione sua mão direita no lado esquerdo do peito e sinta os próprios batimentos cardíacos. Se achar mais fácil, pode colocar os dedos indicador e médio sobre o punho esquerdo para sentir a artéria pulsando. Melhor ainda se você conseguir se concentrar de tal maneira que consiga sentir o coração sem a ajuda das mãos.

Meditação é o esvaziamento da mente. Para algumas pessoas isso é bem difícil, por isso usamos várias técnicas de concentração como ferramentas para chegar a esse estágio de aquietamento e serenidade. Quando nos concentramos na percepção de um som ou vibração do próprio corpo, como no caso do Hrd Dhyána, isso costuma facilitar a meditação e permitir que o praticante permaneça concentrado por mais tempo sem dispersar.

Daniel Tonet

Daniel Tonet

Professor do Yoga desde 2001, fundador do Yoga em Movimento e autor do livro Respiração e Autoconhecimento.

Read More