/ Artigos

Moksha - A Libertação a partir do Yoga

O que significa Moksha, afinal?


A palavra moksha vem do sânscrito e tem como significado libertação, liberação ou liberdade e segundo a tradição védica é o último “purushartas”, busca fundamental do ser humano.

Na filosofia hindu é considerado o mais alto ponto de uma pessoa atingir um estado superior de consciência e é também um termo utilizado pelo budismo e jainismo, com algumas outras formas de interpretação.

Podemos entender que para se atingir esse estado superior de consciência se faz necessário se livrar de um aprisionamento, ser uma pessoa livre, e para que isso aconteça é necessário a libertação de que o “EU” é alguém ilimitado e infeliz, isentando que assim erroneamente seja atribuido varias noções do que é felicidade à mente.

No yogasutra diz que “a causa é a ignorância” e que a única forma de libertação da ignorância é quando há compreensão. Não se trata de nos tornamos seres melhores, mais educados, inteligentes, flexíveis, mas também de permitir que o “Eu” esteja livre dos conceitos apreendidos pela consciência.

O ensinamento comum em muitas escolas de hinduísmo é que moksha é quando há a aceitação do “EU”, com a realização de conhecimento liberador, a consciência da unidade com Brahman e de todo o universo com o Ser.

Para os yoguis moksha pode significar que no processo de autoconhecimento, é possível desenvolver a aceitação de si mesmo, do outro e do mundo como realmente são. Uma sensação de que a prática nos liberta do vazio, de que esta sempre faltando algo.

De acordo com os vedas é necessário que você tenha percorrido as outras três buscas “purushartas”, com a intenção de se tornar uma pessoa melhor, mais disciplinada e a encontrar um propósito de vida, adquirindo a segurança necessária para a realização deste propósito e desfrutar a vida de forma saudável.

Esta liberdade compreende o anseio de nos reconhecermos livres de toda escassez e incompletude, na descoberta que já somos tudo aquilo que buscamos.

E qual o significado de moksha para você?

Jéssica Oliveira

Jéssica Oliveira

Publicitária, casada, mãe de 2 filhos de 4 patas e apaixonada por Yoga, praticante a pouco mais de 2 e meio e professora formada pela escola de coração Yoga em Movimento.

Read More