/ Artigos

Namastê

O que significa, afinal, a palavra namastê?


A palavra namastê (com acento em português) tem origem do sânscrito e é considerada uma saudação, um cumprimento. É uma forma respeitosa que os hindus utilizam para o início de uma comunicação verbal ou escrita, muito utilizada para expressar um agradecimento por uma assistência oferecida ou prestada e para agradecer uma gentileza.

Muitas vezes é falada como Namaskara, sendo considerado mais formal em algumas situações.

É utilizada principalmente na Índia e Nepal e em alguns lugares da Ásia onde se encontra um pouco da influência dos hindus.

A palavra namastê normalmente é acompanhada de um gesto realizado com as mãos, onde as duas mãos pressionam uma contra a outra com os dedos apontados para cima e logo a frente do peito (ou ainda em frente a testa e a cabeça levemente curvada), direcionando os cotovelos para os lados.

Esse gesto reflexológico simboliza um cumprimento mútuo entre todos os praticantes de yoga (como entre os hindus), podendo ser conhecido como Pronam Mudrá, Namaste Mudrá, Anjali Mudrá ou Yoga Mudrá.

Muito provavelmente você perceberá que é comum o cumprimento deste gesto para darmos o início e o final formal das práticas de Yoga.
Neste momento é como se estabelecêssemos o estado de Yoga.

O professor pode utilizar o símbolo como gratidão e respeito para com os seus alunos e seus próprios professores e em retorno é como se convidasse os alunos a se conectarem com a sua linhagem.

O cumprimento namastê, também pode ser utilizado sem o gesto das mãos, porém é considerado mais respeitoso especialmente quando direcionado para uma pessoa mais velha ou uma pessoa de importância.

Namah significa curvar-se, fazer uma reverência e te significa à você.
Podendo ser traduzido como “Eu me curvo a você” ou “Eu saúdo a você”.
No hinduismo leva também um significado espiritual como: "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você" ou ainda “O Divino que habita em mim, é o mesmo que habita em você”.

Em ambas as formas o sentimento é de que a verdade de que somos todos um quando vivemos do coração.

NAMASTÊ

Jéssica Oliveira

Jéssica Oliveira

Publicitária, casada, mãe de 2 filhos de 4 patas e apaixonada por Yoga, praticante a pouco mais de 2 e meio e professora formada pela escola de coração Yoga em Movimento.

Read More