/ Aulas

Omkara Pránáyáma

Uma das mais importantes técnicas respiratórias do Yoga, o Omkara Pránáyáma utiliza o mantra e o yantra OM para marcar o ritmo da respiração.


O OM é o corpo sonoro absoluto. Justamente por isso, é considerado o símbolo do Yoga para todas as escolas, em todas as épocas. Segundo Pátañjali, o codificador do Yoga Clássico, a meditação com a vocalização repetida do mantra OM produz conhecimento de si mesmo e a remoção dos obstáculos. Vamos utilizar o OM para potencializar nosso pránáyáma. Ao invés de executar uma simples técnica respiratória, vamos utilizar o Omkara pránáyáma como uma poderosa ferramenta de expansão da consciência.

O ritmo é o 1-4-2-0 ou seja, você vai fazer púraka ou inspirar em 1 tempo (quatro segundos, neste exemplo), kúmbhaka ou retenção com ar em 4 tempos (dezesseis segundos), rechaka em 2 tempos (oito segundos) e shúnyaka ou retençao sem ar em tempo livre. Todas essas fases respiratórias serão acompanhadas da visualização do Omkara, a imagem do OM. Pode fazer de olhos fechados, mas se esta visualização estiver difícil acompanhe a imagem na tela.

Daniel Tonet

Daniel Tonet

Professor do Yoga desde 2001, fundador do Yoga em Movimento e autor do livro Respiração e Autoconhecimento.

Read More