/ Dicas de Filmes

Reis com esteiras de palha - Yogis e Sadhus do Festival Kumbh Mela

Você sabe o que é um sadhu? Bem vou dar uma breve explicação:

Na Índia, existem alguns homens que se envolvem por inteiro na busca espiritual para atingir a iluminação. Na sociedade indiana, estes homens são tratados como homens santos e sábios e são conhecidos como Sadhus, Eles causam estranheza por sua aparência exótica, e impressionam com seu intenso comprometimento com a causa espiritual.
Andam pelas ruas da Índia, vivem despojados de tudo que é considerado normal em uma sociedade como: família, conforto, carreira, bens materiais e dinheiro, e se mantêm com as doações das pessoas nas cidades, aldeias e vilas por onde passam em suas peregrinações. (ADOREI AS EXPLICAÇÕES DESTE SITE AQUI )

TIPOS DE SADHUS QUE PARTICIPAM DO KUMBH MELA:

Nagas – sadhus que andam nus e mancham seus corpos com cinzas e que possuem longos cabelos emaranhados. Por viverem ao ar livre, são muito resistentes, mesmo aos rigores do clima.

Urdhwavahurs – submetem seus corpos a rigorosas práticas e disciplinas físicas e espirituais.

Parivajakas – são aqueles que realizaram voto de silêncio, usam sinos para sinalizar suas presenças

Shirshasinse – estes se mantêm constantemente em pé, por isso dormem com a cabeça apoiada em um poste ou parede e meditam na posição vertical, de ponta cabeça.

Kalpvasis – passam o tempo meditando, fazendo rituais e se banhando no rio, várias vezes ao dia.

Você sabe o que é o Kumbh Mela? Confira uma curta descrição:

Kumbh Mela é a maior reunião religiosa do mundo, que traz homens hindus, considerados sagrados, para compartilharem conhecimento espiritual. A peregrinação envolve cerca de 70 a 100 milhões de peregrinos, iogues, sadhus e pessoas comuns. As comemorações duram 155 dias, com seis dias envolvendo ritos de purificação.
Pela importância cultural do Kumbh Mela, em dezembro de 2017, a UNESCO incluiu este evento na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Mais detalhes sobre Kumbh Mela clicando AQUI

SOBRE O FILME:

Não espere um filme bonitinho, ele é antigo (1986) e não muito bem gravado, mas o filme a seguir, que não chega a ser um documentário, apresenta de forma bem realista o convívio de algumas estirpes de sadhus em direção ao Kumbh Mela. Vale muito mais pelas imagens, sem tratamento, muitas vezes sem a estética cinematográfica da qual estamos acostumados, mas serve, de certa forma para nos colocar dentro de uma das possibilidades do que é a Índia.

A Índia, tal como o Brasil, tem suas belezas, riquezas, culturas diferentes e suas mazelas. Considero importante sair um pouquinho do universo mais estrito do que consideramos como yoga dentro de sala de aula, e conhecer um pouco do que é o vasto universo de uma cultura tão gigante como a indiana.

1h13min Filmado no Hardwar Kumbh Mela, 1986 publicado em 1998.
Kings with Straw Mats - Yogis and Sadhus of the Kumbh Mela Festival

Você pode inserir legendas em português nas configurações do youtube (saiba como clicando AQUI

Gratuito no YOUTUBE