/ Aulas

Respiratório - Mantra Pránáyáma



####Técnica respiratória do Yoga para melhorar a concentração e foco.

Aprenda a executar o Mantra Pránáyáma uma respiração bem interessante do Yoga que resultou da união de duas outras técnicas.

O simples fato de pousar a atenção sobre a respiração já proporciona um melhor equilíbrio emocional. Assim como as emoções interferem na respiração (quando você leva um susto, sua respiração se acelera; quando está estressado, passa a utilizar somente a parte alta dos pulmões), você pode utilizar o sentido inverso e trabalhar sua respiração para reprogramar suas emoções. Aprender a respirar corretamente já é um grande fator para a redução do seu stress e a diminuição dos níveis de ansiedade.

Mantra Pránáyáma é a respiração que une o mantra com o pránáyáma. É uma respiração ritmada, na qual o ritmo utilizado é 1:2:3. Você faz o púraka (inspiração) em por exemplo 4 segundos, kúmbhaka (retenção com ar) em 8 segundos (o dobro do tempo da inspiração) e rêchaka (expiração) em 12 segundos (três vezes o tempo inspirado) vocalizando o mantra OM a cada segundo.

Uma forma muito interessante de execução desse pránáyáma é em duplas. Enquanto a primeira pessoa faz púraka e kúmbhaka, a segunda pessoa faz rêchaka vocalizando o mantra OM. Quando este acabar de expirar, estará na hora da primeira pessoa soltar o ar fazendo a vocalização. É importante que ambos combinem antes o matra - o tempo de referência para cada fase da respiração.

Excelente técnica para fazer em situações de stress como uma prova, apresentação, entrevista de trabalho e fazer com que essas atividades sejam muito mais fáceis.

Daniel Tonet

Daniel Tonet

Professor do Yoga desde 2001, fundador do Yoga em Movimento e autor do livro Respiração e Autoconhecimento.

Read More