/ Pránáyáma

Respiratório Para Se Concentrar Melhor - Chaturanga Pránáyáma

Técnica respiratória do Yoga para equilibrar as suas emoções e ajudar na concentração. Aprenda a executar o Chaturanga ou respiração quadrada, um importante pránáyáma no Yoga e super fácil de fazer.

Sente-se em um dhyanásana de sua escolha em um lugar reservado com a coluna ereta e preste atenção na sua respiração, isso já te faz ter um equilíbrio das emoções, assim como as emoções podem interferir na respiração (quando você leva um susto, sua respiração se acelera..)

Você pode fazer a mesma coisa ao contrário: trabalhando sua respiração, controlando sua respiração para regular, controlar, reprogramar as suas emoções. Aprender a respiração; isso já é um grande fator para a redução do seu stress e diminuir as taxas de ansiedade.

Chaturanga Pránáyáma é a respiração quadrada. Nossa respiração se divide em quatro partes ( = definição de CHATURANGA): Púraka (inspiração), Kúmbhaka (permanência com ar), Rêchaka (expiração) e Shúnyaka (permanência sem ar nos pulmões) que podem também ser chamada de quatro fases respiratórias e vai fazê-las em quatro segundos, ou seja, todas as fases ou partes desse pránáyáma serão com o mesmo tempo. Ele iguala o tempo da sua respiração como um todo.

Você vai fazer a inspiração (púraka) em quatro segundos, segurar o ar nos pulmões (kúmbhaka) em quatro segundos, Expirar (rêchaka) também em quatro segundos e ficar sem ar nos pulmões (shúnyaka) por mais quatro segundos, é só fazer esse ciclo. Esse Pránáyáma é bastante efetivo para o equilíbrio emocional, como ele muda o seu ritmo respiratório natural acaba te trazendo uma consciência diferente do seu corpo e você coloca a consciência, ele te tranquiliza, trazendo um aspecto de concentração.

É um dos pránáyámas mais fáceis de fazer e aprender, faça esse treinamento quando você não estiver conseguindo descansar, dormir, se concentrar.

Carla d´Arcanchy

Carla d´Arcanchy

Apaixonada pelo Yoga, Carla é presidente do Yoga em Movimento e ministra as aulas on line na escola e no curso de formação.

Read More