/ Artigos

Sucesso no Yoga

Sucesso: nem sempre é o que você vê.


Trazendo isso para o Yoga, percebo que com todo esse avanço tecnológico e das redes sociais, o que em parte é muito bacana, as pessoas tem confundido Yoga com Ásanas, posturas e fotos do Instagram... E, para a gente que ensina Yoga, é muito triste porque a pessoa não enxerga o quanto ela tem evoluído em outras partes, como: nos relacionamentos, no cuidado consigo, no estudo sobre si mesmo, na capacidade de concentração e foco, no trazer atenção a sua respiração, ou seja, a pessoa evoluiu em 95% mas só pensa naquele vrishkásana que ela não consegue fazer.

Isso me faz pensar que estamos realmente dando valor para as questões erradas, é como se uma invertida fosse mais importante do que uma meditação!?Será que estamos tentando "ocidentalizar" o Yoga? Não sei, mas o que percebo nesses 20 anos que ensino é que a preferência nacional é pela parte física e não a emocional, intelectual ou espiritual, como se o corpo físico fosse MUITO mais importante do que todos os outros corpos.

Queria deixar aqui registrado que não é! A " parte física" do Yoga é só a ponta do iceberg, como se fosse algo em torno de 10% do que o Yoga tem para oferecer. Qualquer pessoa pode praticar Yoga, vou repetir: QUALQUER PESSOA PODE PRATICAR YOGA! É só querer e o mais importante: persistir, repetir, insistir, ter vontade, intenção no que faz que os resultados vão vir bem rápidos, mas talvez não na velocidade que você julgaria "a ideal".

Essa mudança acontece de dentro para fora, não tem porque querer acelerar isso, tem que ser digerível, metabolizável se não será apenas momentânea, e tenho certeza de que não é isso que você quer! Pense em praticar para sempre, não apenas por um ano ou dez.. Mas em seus próximos 50, 80 anos.. E assim você verá o quanto foi rápida a sua evolução.

Yoga não é para ser a curto prazo, é uma mudança de vida, é uma mudança de escolha, é a quebra de um monte de paradigmas. Ao invés de ficar pensando lá no final, na chegada do seu objetivo, seja ele qual for, curta todo o passeio, toda a caminhada e com certeza eu estarei junto com você, não à sua frente, mas ao seu lado te acompanhando nessa busca.

Seja feliz e grato com o que você tem HOJE! SANTOSHA!!
Carla d´Arcanchy

Carla d´Arcanchy

Apaixonada pelo Yoga, Carla é presidente do Yoga em Movimento e ministra as aulas on line na escola e no curso de formação.

Read More