/ Dicas de Filmes

Yoga: alinhamento com a fonte

Yoga: alingnment to the source

Um filme que traz uma visão introdutória sobre o universo do Yoga para quem está começando a praticar e estudar essa filosofia. Para quem já leu alguma coisa, alguns termos em sânscrito começarão a fazer sentido, mas para quem está travando contato pela primeiríssima vez com a terminologia sânscrita de vários aspectos pertinentes ao yoga, pode ser que fique meio confuso.

É uma abordagem ampla, mas bem feita, com muitas imagens com alguns efeitos especiais para tornar interessante e prender atenção do espectador.
Trata da origem do yoga, dos sútras de Patáñjali, de pratyahára, yamas, nyamas, ásana, pránayama, dhárana, dhyana e samádhi (para quem já leu esses termos antes, vai ficar fácil de compreender, para que ainda não viu nada disso, anote os termos e busque num dicionário de sânscrito para que tudo comece a fazer sentido).

Em cerca de 27 minutos, traz comentários de mitólogos, estudiosos de filófia, professores de yoga, mestres de Yoga como BKS Yengar e médicos. Não procura se prender a nenhuma modalidade específica de yoga, mas de esclarecer que é algo amplo, é uma disciplina realizável, e que requer regularidade.

O idioma é o inglês, mas você sabia que o youtube permite trocar as legendas para outros idiomas? Você pode inserir legendas em português nas configurações do youtube clicando AQUI.

O filme é gratuito facilmente encontrado no youtube, e você pode acessá-lo diretamente clicando AQUI.