Yoga e Administração do Stress

Sete poderosas ferramentas do Yoga para combater o stress.


Vida corrida, constantes desafios, pressão por resultados, conflitos em relações interpessoais, acúmulo de tarefas… É muito provável que você tenha se identificado com ao menos um desses itens. Talvez com todos eles.

Todos esses são fatores com um enorme potencial de gerar stress. E se por um lado o stress pode ser positivo, criando estímulos para nossa evolução e obrigando os indivíduos a buscarem a superação de seus limites, por outro ele pode ser muito prejudicial à saúde.

O stress é nocivo quando se apresenta em níveis excessivos. Ou quando se mantém por um longo período de tempo. E o problema adquire proporções preocupantes quando se juntam essas duas coisas - excesso de stress por muito tempo.

Pensar em uma rotina mais tranquila é uma forma de diminuir o stress. Mas para muitos isso não é possível. Nesses casos, é preciso utilizar uma ferramenta que consiga lidar com os efeitos do stress, reduzindo seus impactos. Mas que também consiga expandir os limites físicos, emocionais e mentais do indivíduo, trazendo assim o stress a níveis mais reduzidos e saudáveis.

Sem dúvidas, uma das melhores ferramentas que existem para isso é a prática regular de Yoga. Confira o porquê na lista a seguir:




1. O Yoga aumenta e equilibra a energia interna do praticante, oferecendo condições para que ele supere seus desafios sem gerar stress.




2. O Yoga proporciona uma melhor administração das emoções, o que reduz muito os conflitos e emoções negativas como a ansiedade, por exemplo;




3. O Yoga promove aquietamento e estabilidade mentais. Serenando a mente, ela passa a funcionar de forma mais lúcida. Isso permite que o yogin muitas vezes transforme enormes problemas em coisas simples de se resolver;




4. O trabalho corporal realizado no Yoga permite que músculos descontraiam e que os feixes de nervos do praticante sejam distensionados. O resultado é uma sensação de bem estar e a consequente redução do stress;




5. A atuação que o Yoga exerce no sistema endócrino permite um excelente funcionamento dos órgãos internos e reforça a saúde geral do praticante. Menos doenças e sintomas indesejáveis representam menos stress;




6. Além de fortalecer a musculatura e reforçar a estrutura corporal como um todo, o Yoga possui ferramentas absolutamente eficientes para proporcionar um relaxamento profundo - o que combate de forma direta os efeitos do stress;




7. O Yoga tem o poder de aumentar a oxigenação das células - inclusive dos neurônios. Isso se traduz em maior capacidade de concentração, maior poder de memória, aceleração do raciocínio lógico, mais criatividade. O resultado? Situações difíceis são resolvidas sem complicações. E sem stress.




Independentemente das técnicas que atuam de forma isolada em vários aspectos geradores de stress, o Yoga é uma filosofia de vida que preconiza o bem estar, a qualidade de vida e a alegria de viver. Isso faz com que o praticante desenvolva um estilo de vida saudável, incluindo uma boa alimentação, atividades físicas, e bons relacionamentos pessoais. Tudo isso faz com que o stress seja reduzido a níveis desejáveis. E a vida se torna mais leve e sadia.

Daniel Tonet

Daniel Tonet

Professor do Yoga desde 2001, fundador do Yoga em Movimento e autor do livro Respiração e Autoconhecimento.

Read More